quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A série Hush Hush (por Fernanda Pederiva)

   Hush Hush de Becca Fitzpatrick é uma série de ficcão, romance e mistério sobre anjos caídos, arcanjos e nefilins que foi best-seller no The New York Times. A série conta com 4 livros, sendo eles: Sussurro que foi lançado em 2009, Crescendo, 2010, Silêncio, 2011 e Finale em 2012.
   
  A história começa com Nora tendo um novo parceiro em sua aula de biologia, Patch. Um personagem extremamente estranho e obscuro, cheio de segredos. Logo após conhecer Patch, uma série de acontecimentos aterrorizantes começam a  acontecer com ela, como ter ilusões de que está prestes a morrer e ver coisas assustadoras acontecendo e quaisquer provas daquilo desaparecendo logo depois. Mesmo assim, Nora não se afasta dele e tenta cada vez mais desvendar os segredos do mesmo, até que descobre coisas que nem imaginava. Há muitas coisas colocando sua própria vida em perigo.  

  A série te surpreende a cada página e vai desvendando de pouco a pouco as coisas, quase que montando tudo como um quebra-cabeça. 

  Patch e Nora acabam se tornando um casal invejável, o que traz ao livro uma quantidade adequada de romance mas nada que chegue a ser cansativo ou clichê.  

  Os personagens são ótimos, especialmente Patch, um bad-boy misterioso que tem um senso de humor impagável, é sarcástico e um pouco cínico mas ao mesmo tempo é protetor e até um pouco sensível.  

  As capas são tão lindas que confesso ter sido um dos motivos para eu ter comprado os livros e as mesmas fazem completo sentido com o que acontece ao longo da série.  

  São ótimos livros para quem gosta do gênero não somente ter na estante mas para ler e reler sempre que dá vontade, como acontece comigo de vez em quando.

Série De Livros Percy Jackson (por Samuel Capelli)


          O primeiro livro de "Percy Jackson"(ladrão de raios) se passa nos tempos atuais onde um jovem chamado Percy é acusado de "roubar" um raio. Ele acha isso loucura e quando fala para sua mãe ela não parece surpresa. Ela leva ele e um amigo dele para um tal de acampamento "Meio-Sangue "sem explicar nada, apenas falando sobre seu pai que havia o abandonado quando criança. Então ocorrem uma série de acontecimentos e assim ele começa sua jornada.
Eu recomendo todos os livros e não recomendo os dois filmes até agora lançados pois não tem a ver com o livro. Ao total são 5 livros: Percy Jackson o Ladrão de Raios, Mar De Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha Do Labirinto e O Último olimpiano. Já li todos e posso dizer que é ótimo, cheio de aventura, ação, suspense e surpresas. O livro se baseia na mitologia grega, para quem gosta é um livro ainda melhor de ler.

Foi escrito por Rick Riordan que nasceu em 5 de junho de 1964, ele é mais conhecido por escrever Percy Jackson e os Olimpianos. Também há uma segunda série do Percy Jackson, mas com uma história diferente.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Maze Runner (por Guilherme Capp)

“Maze Runner: correr ou morrer” é um livro de ficção científica e o primeiro livro da sequencia seguido por mais três livros, escrito por James Dashner e publicado em 2009 pela editora “Random House” e em 2010 no Brasil. Assim que os direitos do livro foram vendidos para “20 Century Fox” houve uma adaptação cinematográfica em setembro de 2014 com sua continuação em setembro de 2015.
Correr ou Morrer trata de um cotidiano onde jovens entre 12 e 16 anos aparecem de mês em mês numa espécie de clareira coberta por volta por um labirinto imenso, e além de não terem memória é ainda preciso descobrir como sair do labirinto pois há um certo perigo no labirinto do qual é liberado somente de noite.

O que mais move o leitor neste livro é o suspense e a curiosidade fazendo com que quanto mais é lido mais interessados fiquemos, sendo assim é recomendado paciência pois também é um livro devagar com um acontecimento atrás do outro até o final de suas 426 páginas.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Percy Jackson e O Mar de Monstros (Caio Ravache)

Percy Jackson
E o Mar de Monstros


    É um livro de aventura e fantasia baseado em mitologia Grega.O segundo livro da série Percy Jackson & os Olimpianos de Rick Riordan.O livro narra suas aventuras e de seus dois amigos Annabeth e Tyson. Percy vai atrás do Velocino de Ouro, pois seu amigo Grover esta morrendo, então ele vai procura-lo no Mar de Monstros.
    Seu livro vendeu mais de 100.000 cópias incluindo vários prêmios.Foi lançado em 3 de maio de 2006,mas sua edição brasileira só foi lançada em 20 de maio de 2009. Na minha opinião o livro é muito bom e vale muito apena comprar e ler. 

A Seleção & A Elite (por Luiza Ruga e Laura Carbone)

O livro A Seleção conta a história de América, uma menina que é apaixonada por Aspen, mas por problemas financeiros esse amor pode acabar. Sua mãe quer que ela participe da seleção, onde ela e mais 35 garotas vão morar no castelo para uma delas ser escolhida pelo príncipe Maxon, que além de se casar com o príncipe Maxon, iria ganhar a coroa. 
América não queria participar pois achava algo estranho ir para o castelo disputar com essas meninas para ver quem é a mais bonita para que Maxon escolha uma delas, mas como ela e de uma casta baixa (5) ela é sua família não tem muito dinheiro, e então América decide participar para ajudar sua família. Ela se inscreve achando que nada iria acontecer, mas acaba sendo selecionada, ao longo do livro, conta o dia a dia dela no castelo conhecendo todas as outras competidoras e fazendo amizade com algumas. 
Já em A Elite, o enredo é bem mais maduro e intrigante, fala mais sobre política, revelações dos podres do governo e da própria sociedade - o que caiu muito bem com o tom de vermelho da capa. O clima do segundo livro é de tensão. e muitas meninas já foram eliminadas. O relacionamento de América e Maxon amadurece e se intensifica, até demais. Logo depois, América ganha um inimigo muito poderoso que passa a ameaçar fazer da vida dela no palácio um verdadeiro inferno. 
Durante o livro A Escolha, coisas ruins acontecem no palácio, com Maxon e América e com os rebeldes no palácio. Mas como podemos perceber tudo acaba bem. Ou seja, acho que o melhor livro foi A Elite por ter mais emoção, mas os outros também são ótimos, a seleção por falar sobre como América estava se acomodando no palácio, e na escolha falando sobre o amor entre ela e o príncipe.

Eu Estive Aqui (por Nathalia Pereira)

Eu estive aqui', título original 'I was here', é um livro escrito por Gayle Forman lançado no início de desse ano (2015) nos EUA e no meio do ano no Brasil.
             Gayle Forman, 34 anos, é a mesma escritora do Best-Sellers da NY Times, 'Se Eu Ficar', que logo depois se tornou filme e recebeu a continuação, 'Para Onde Ela Foi'. 
             O livro, Eu Estive Aqui, recebeu várias críticas positivas e chegou ao top 100 da  New York Times. 
           Um livro comovente tem um suspense misturado com um pouco de drama, conta a história de Cody, uma menina que não é muito próxima a sua mãe, que esta investigando a trágica morte de sua melhor amiga, Meg, uma garota aparentemente normal que            programa com os mínimos detalhes seu suicídio. Cody passa o livro inteiro procurando       pistas e  mais pistas para saber o porque de Meg ter se matado e quem pode ter influenciado ela a isso, com ajuda de amigos ela viaja o país para investigar o caso da amiga. 
             Eu Estive Aqui se torna pesado, angustiante (tenso), mas ao mesmo tempo te prende, vendo os pensamentos de Cody mudar durante o decorrer da história. 
             Para pessoas que gostam de suspense e um pouco de drama o livro é bastante   aconselhável.

Perdida - Um Amor Que Atravessa As Barreiras do Tempo (por Gabriela Gonzalez)

Perdida - um amor que atravessa as barreiras do tempo é o primeiro livro da série perdida da autora brasileira Carina Rissi e foi publicado em 2013
Perdida conta a história de Sofia, uma mulher que não vive sem tecnologia, é muito independente e que só acredita em amor se for em livros, que de repente cai no século XIX e conhece seu verdadeiro amor. Esse livro mostra que nem mesmo dois séculos de diferença podem impedir um amor como o de Ian e Sofia.
 Cheio de momentos engraçados o livro te prende cada vez mais a cada página, esse livro faz você querer viajar no tempo e poder viver tudo que Sofia viveu.
Carina Rissi é uma das minhas autoras favoritas e se você gosta de romances divertidos recomendo que leia todos os livros dela.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (por Eric Cidade Mathias)

O livro do ano de 1979 é escrito por Douglas Adams e é de gênero Ficção Científica e Comédia. O autor nasceu em 11 de março de 1952 e morreu em 11 de maio de 2001. A origem do livro vem de quando Douglas acaba sua jornada de mochileiro e conhece Simon Brett, juntos eles criaram um programa de radio onde contavam histórias engraçadas de ficção científica, foi aí que a ideia surgiu.
O romance conta a história de Arthur Dent, um pacato cidadão da Inglaterra que descobre que seu melhor amigo (Ford Prefect) é um alienígena e que a Terra será destruida pelos Vogons (uma raça alienígena) para a construção de uma via expressa hiperespacial. Ford consegue fugir da Terra com Arthur entrando escondidos em uma nave Vogon até que Prostetnic Vogon Jeltz, comandante da Frota de Demolição os encontra e os despacha da nave, mas antes, lê um de seus belos poemas (que na verdade são horríveis).
Por sorte, eles são resgatados pela nave Coração de Ouro, a melhor nave espacial já construida, tendo como capitão o Presidente do Universo Zaphod Beeblebrox, Trillian, uma humana que há muito tempo já havia deixado a Terra e também Marvin, um robô depressivo.
O Guia do Mochileiro das Galáxias tem tantos fãs que criaram um dia só para o livro, chamado de Dia da Toalha, então vocês perguntam, por quê toalha? Porque a toalha é um item indispensável para qualquer mochileiro, além de ter muitas funções como uma vela em uma minijangada, cobertor, você pode umedecê-la e usar em um combate corpo a corpo e é claro, se secar.
O livro é divertido de ler e traz situações cômicas muito boas, ele é considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sete Desafios Para Ser Rei (por Eduardo Xavier)


O livro foi escrito em 1971 tendo 14 capítulos e 167 páginas, por Jan Terlouw, um escritor e político Holandês. O livro se passa no reino de Katoren , ele conta a história de Stach, um adolescente que nasceu no dia da morte do rei. Stach é órfão pois no dia da morte do rei,  um mensageiro pediu ao seu pai, um pedreiro que trabalhava na igreja de Santo Aluísio que hasteasse a bandeira pois o responsável estava doente. Lá, com a forte tempestade e o cansaço do nascimento do filho ele escorrego e caiu. Sua mãe acometida com a notícia morreu de febre de parto.
Desde então Stach foi criado por seu tio Gervásio. Seu tio trabalhou 37 anos para o rei e mais 17 anos (a idade atual de Stach) para os seis ministros que foram postos depois da morte do rei, eles são: Hermano o ministro da virtude Recto o ministro da honestidade, Ligeiro o ministro da eficiência, Vassouras o ministro da limpeza, Sisudo o ministro da severidade e Dureza o ministro dos regulamentos e da ordem. Após trabalhar 50 anos para o palácio Gervásio recebe a oportunidade de fazer um pedido. O homem pede que os ministros concebam uma audiência com seu sobrinho Stach pois ele lhes quer perguntar uma coisa.
Os ministros aceitam e Stach faz a pergunta: o que uma pessoa precisa fazer para se tornar rei de Katoren? Os ministros ficam ofendidos com a pergunta pois aquilo implicaria que o garoto não aprovava a política deles ''isso também é verdade''. Os ministros decidem dar ao rapaz sete desafios considerados impossíveis que se ele completasse se tornaria rei de Katoren. 
O primeiro acontece em Decibel, uma cidade lar de milhares de pássaros que ensurdecem as pessoas com seus gritos quando passam. O segundo é em Polvorino, uma cidade com um pé de Romã explosivo onde suas frutas são como granadas que quando caem explodem. Lá Stach conhece Kim por quem se apaixona, uma adolescente filha do prefeito. Um dia andando pela cidade ele se aproxima demais da árvore e uma fruta cai perto dele explodindo e o machucando. Então ele fica meses na casa do prefeito se recuperando portanto estuda a árvore e descobre como faze-la parar de produzir frutas explosivas para que as pessoas possam chegar perto para cortá-la. 
A terceira tarefa é em Fumaceira onde há um dragão de sete cabeças. Stach chega na cidade e tudo é muito poluído por causa da fumaça do dragão e dos meios de transportes que soltam muita fumaça por serem rápidos com o intuito de fazer as pessoas ficarem o menor tempo possível na rua pois a cidade é muito poluída. Stach muito esperto mata o dragão conseguindo todas as tarefas dadas pelos ministros até agora. Eles com raiva de Stach propõem que ele se jogue do topo da catedral da qual seu pai morreu. Stach pula e consegue mas pede para os ministros um desafio de verdade e eles o mandam para Ingenuinópolis. 
Uma cidade onde as pessoas tem narizes gigantes por causa de uma doença causada por uma mosca que pousa nos narizes dos moradores. O quinto é em Ecumência onde igrejas gigantes podem se mover e destroem tudo o que passa por elas. No sexto Stach é mandado para Equilibrium onde precisa deter um mago que todas as noites passa na casa de alguém da cidade e pega algo que elas gostam muito, podendo ser cachorros, suas economias da vida ou até pessoas. Stach em uma dessas noite é levado pelo mago mas consegue cumprir o desafio de salvar a cidade. Para o último desafio ele precisa simplesmente sentar na cadeira de pedra do Forte da Floresta. Apenas com um detalhe, a cadeira é amaldiçoada e todos que sentam nela morrem, a menos que a pessoa seja levantada por seis pessoas mais importantes que ela.
Stach pede aos ministros que façam isso mas claramente eles recusam. Stach manda cartas a todos os prefeitos das cidades de onde passou e salvou. Os prefeitos o levantam e botam na cadeira fazendo assim Stach se tornar rei do reino de Katoren. 
Jan Terlouw brinca no final com Stach e Kim '' Para os curiosos inveterados diga-se que eles de fato se casaram e viveram felizes para sempre''.

Clube da Luta (por Enrico Blanco)

         Escrito em 1996 e de gênero drama, O Clube da Luta consagrou o escritor Chuck Palanhiuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos da cultura pop.
         O livro conta a história de um homem que tem uma vida medíocre e com sérios problemas de insônia. Até que conhece um cara chamado Tyler Durden, o que muda completamente a sua vida. O nome do “personagem principal” nunca é dito ao leitor, mas isso é uma ferramenta que foi muito bem utilizada e serviu perfeitamente para o livro.    
        Sendo um cânone da cultura pop, O Clube da Luta é um livro altamente recomendável para se ler, mas deve ser lido com muita atenção para a compreensão do enredo.

Dois Mundos Um Herói (por Matheus Raffainer)

                                                           Dois Mundos   
Um Herói
    Dois Mundos Um Herói é um livro feito pela Abreu`s System publicado em Novembro de 2015.
    O livro inicia falando  que o youtuber Rezendeevil/Pedro Afonso Rezende estava indo para a ExpoGames em Londrina com seu irmão João e enquanto Pedro Afonso estava falando com a plateia um senhor misterioso começa a falar sobre universos paralelos e Pedro fica um pouco assustado pois não era muito bom quando estava falando com pessoas em um palco.
    O livro é muito bom e muito engraçado, ele também tem muitas páginas mas as paginas são muito curtas e você consegue ler em menos de um dia. Para quem não sabe Rezendeevil é o nome do canal de Pedro Afonso. O livro tem várias piadas não muito engraçadas mas são boas. Se tiverem interesse visitem o seu canal.

Matheus Raffainer Turma:191

Não Conte a Ninguém (por Michelle Rodrigues)

Não Conte a Ninguém é um romance de gênero policial escrito pelo autor americano Harlan Coben. Foi publicado em 2001 pela editora Arqueiro. Mais de 50 milhões de livros já foram vendidos em todo o mundo.
          A história gira em torno de David Beck, um médico pediatra, que há 8 anos teve sua esposa Elizabeth assassinada por um serial killer no 13° aniversário do beijo do casal. Curiosamente, ele recebe um email um dia antes do 21° aniversário do beijo com informações que apenas sua esposa morta – Elizabeth – poderia saber, informações sobre o beijo. Logo a história do assassinato de Elizabeth é desenterrada por policiais após serem encontrados dois corpos enterrados muito perto do local em que David e Elizabeth comemoravam o aniversário do beijo. Com o desenrolar da história acabamos descobrindo coisas surpreendentes sobre o assassinato e perguntas do tipo “Elizabeth está viva?” começam a fazer sentido.
          Não conte a ninguém é um livro fácil de se ler pois prende o leitor a uma história. É impossível não se apegar ao casal e “defender” David de todas as ameaças presentes no livro. Foi o livro mais aclamado de 2001, sendo indicado a vários prêmios.
Em 2006 foi adaptado para o cinema dirigido por Guillaume Canet. Recebeu nove indicações para o prêmio Cesars (o Oscar francês), onde ganhou quatro, inclusive de melhor ator e diretor.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Metamorfose (João Pedro B. Correa)


Se você esta procurando por um livro tranquilo, que você possa ler para seus filhos, ou que você possa apreciar enquanto espera o ônibusEu não recomendo esseA metamorfose é um livro de Franz Kafka, escrito em 1912 e publicado em 1915 que veio a se tornar a obra mais reconhecida dele. Franz nasceu em Praga em 3 de julho 1883 e é considerado um dos escritores mais influentes do sec. XX. Ele não teve uma vida muito fácil, nascido em família judaica, tinha um pai que era muito exigente e controlador, e que foi um dos motivos pelo qual ele se tornou uma pessoa triste e depressiva. O que trouxe peso deixando suas historias muito mórbidas. 
Gregor Samsa é um caixeiro viajante (continuo), e com sua profissão ele sustenta a família inteira (Pai, Mãe e Irmã). Um certo dia,  esta Gregor, tendo seus sonhos intranquilos. E ao acordar, ele  que virou um inseto gigante. Mas de inicio ele não nota a transformação, ele continua pensando que esta atrasado para o trabalho e que deve se levantar, mas (Spoiler) ele não consegue. Quando o gerente de seu trabalho vem procurar por ele, a forma monstruosa de Gregor é revelada para a família, e Gregor perde o emprego. Agora sua família inteira precisa trabalhar para sustentar a casa e Gregor que virou um peso morto. De inicio a irmã cuida dele pois os pais sentem repulsa e não conseguem aguentar a aparência do filho. Gregor passa meses sendo alimentado pela irmã mas ele ainda tem esperança de que voltará ao seu estado normal e de voltar a ser amado pela família. O tempo passa e chega um momento em que até a irmã não aguenta mais a forma de Gregor. Quando um dia a mãe de Gregor entra em seu quarto e se apavora com a cara do filho,  o sr Samsa, então, o ataca com a primeira coisa que vê, uma maçã.  
Para sustentar a casa, a família vem a alugar um quarto para 3 senhores, e em um momento no qual a irmã de Gregor esta tocando violino para os inquilinos, Gregor aparece e assusta a todos. A partir dai a família vem a discutir que seria melhor se Gregor morresse, e no mesmo dia ele morre por causa ferida aberta pela maçã jogada pelo pai. 
O livro de Kafka discute sobre o que é ser um trabalhador em uma sociedade Capitalista. Enquanto Gregor trabalhava para sustentar a família inteira estava tudo bem, todos amavam e respeitavam ele. Mas quando ele ficou "doente", ele virou um peso morto, perdeu o seu valor, não servia mais para nada e além de não produzir, ainda atrapalhava. Isso fez com que a família fosse se dessensibilizando por eleKafka começa o livro usando palavras como pai, mãe e irmã para se referir aos parentes de Gregor, e durante o livro ele vai de desapegando dessas palavras e começa a chama-los de sr. e sra. Samsa e Grete, mostrando o desapego da família por Gregor. 
O livro é uma metáfora as pessoas que ficam incapacitadas ou velhas demais para trabalhar ou para fazer qualquer coisa, e com o tempo vai acontecendo esse mesmo processo que acontece com Gregor no livro (entre outras coisas também). A família se desapega até que chega um momento em que se pensa que seria melhor que a pessoa doente falecesse. E lendo o livro, você pode sentir como seria estar na pele dessa pessoa doente.
Kafka é um marco na cultura ocidental.  Seus livros ficaram muito famosos pela capacidade critica do autor e foram distribuídos para todo o mundo. Seus livros exigem uma leitura com certa reflexão, por isso não recomendo ele para ler no ônibus...