O livro foi escrito em 1971 tendo 14 capítulos e 167 páginas, por Jan Terlouw, um
escritor e político Holandês. O livro se passa no reino de Katoren , ele conta a história de Stach, um adolescente que nasceu no dia da morte do rei. Stach é órfão pois no dia da morte do rei, um mensageiro pediu ao seu pai, um pedreiro que trabalhava na igreja de Santo Aluísio que hasteasse a bandeira pois o responsável estava doente. Lá, com a forte tempestade e o cansaço do nascimento do filho ele escorrego e caiu. Sua mãe acometida com a notícia morreu de febre de parto.
Desde então Stach foi criado por seu tio Gervásio. Seu tio trabalhou 37 anos para o rei e mais 17 anos (a idade atual de Stach) para os seis ministros que foram postos depois da morte do rei, eles são: Hermano o ministro da virtude Recto o ministro da honestidade, Ligeiro o ministro da eficiência, Vassouras o ministro da limpeza, Sisudo o ministro da severidade e Dureza o ministro dos regulamentos e da ordem. Após trabalhar 50 anos para o palácio Gervásio recebe a oportunidade de fazer um pedido. O homem pede que os ministros concebam uma audiência com seu sobrinho Stach pois ele lhes quer perguntar uma coisa.
Os ministros aceitam e Stach faz a pergunta: o que uma pessoa precisa fazer para se tornar rei de Katoren? Os ministros ficam ofendidos com a pergunta pois aquilo implicaria que o garoto não aprovava a política deles ''isso também é verdade''. Os ministros decidem dar ao rapaz sete desafios considerados impossíveis que se ele completasse se tornaria rei de Katoren.
O primeiro acontece em Decibel, uma cidade lar de milhares de pássaros que ensurdecem as pessoas com seus gritos quando passam. O segundo é em Polvorino, uma cidade com um pé de Romã explosivo onde suas frutas são como granadas que quando caem explodem. Lá Stach conhece Kim por quem se apaixona, uma adolescente filha do prefeito. Um dia andando pela cidade ele se aproxima demais da árvore e uma fruta cai perto dele explodindo e o machucando. Então ele fica meses na casa do prefeito se recuperando portanto estuda a árvore e descobre como faze-la parar de produzir frutas explosivas para que as pessoas possam chegar perto para cortá-la.
A terceira tarefa é em Fumaceira onde há um dragão de sete cabeças. Stach chega na cidade e tudo é muito poluído por causa da fumaça do dragão e dos meios de transportes que soltam muita fumaça por serem rápidos com o intuito de fazer as pessoas ficarem o menor tempo possível na rua pois a cidade é muito poluída. Stach muito esperto mata o dragão conseguindo todas as tarefas dadas pelos ministros até agora. Eles com raiva de Stach propõem que ele se jogue do topo da catedral da qual seu pai morreu. Stach pula e consegue mas pede para os ministros um desafio de verdade e eles o mandam para Ingenuinópolis.
Uma cidade onde as pessoas tem narizes gigantes por causa de uma doença causada por uma mosca que pousa nos narizes dos moradores. O quinto é em Ecumência onde igrejas gigantes podem se mover e destroem tudo o que passa por elas. No sexto Stach é mandado para Equilibrium onde precisa deter um mago que todas as noites passa na casa de alguém da cidade e pega algo que elas gostam muito, podendo ser cachorros, suas economias da vida ou até pessoas. Stach em uma dessas noite é levado pelo mago mas consegue cumprir o desafio de salvar a cidade. Para o último desafio ele precisa simplesmente sentar na cadeira de pedra do Forte da Floresta. Apenas com um detalhe, a cadeira é amaldiçoada e todos que sentam nela morrem, a menos que a pessoa seja levantada por seis pessoas mais importantes que ela.
Stach pede aos ministros que façam isso mas claramente eles recusam. Stach manda
cartas a todos os prefeitos das cidades de onde passou e salvou. Os prefeitos o
levantam e botam na cadeira fazendo assim Stach se tornar rei do reino de Katoren.
Jan Terlouw brinca no final com Stach e Kim '' Para os curiosos inveterados diga-se que eles de fato se casaram e viveram felizes para sempre''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário