Se você esta procurando por um livro tranquilo, que você possa ler para seus filhos, ou que você possa apreciar enquanto espera o ônibus? Eu não recomendo esse. A metamorfose é um livro de Franz Kafka, escrito em 1912 e publicado em 1915 que veio a se tornar a obra mais reconhecida dele. Franz nasceu em Praga em 3 de julho 1883 e é considerado um dos escritores mais influentes do sec. XX. Ele não teve uma vida muito fácil, nascido em família judaica, tinha um pai que era muito exigente e controlador, e que foi um dos motivos pelo qual ele se tornou uma pessoa triste e depressiva. O que trouxe peso deixando suas historias muito mórbidas.
Gregor Samsa é um caixeiro viajante (continuo), e com sua profissão ele sustenta a família inteira (Pai, Mãe e Irmã). Um certo dia, lá esta Gregor, tendo seus sonhos intranquilos. E ao acordar, ele vê que virou um inseto gigante. Mas de inicio ele não nota a transformação, ele continua pensando que esta atrasado para o trabalho e que deve se levantar, mas (Spoiler) ele não consegue. Quando o gerente de seu trabalho vem procurar por ele, a forma monstruosa de Gregor é revelada para a família, e Gregor perde o emprego. Agora sua família inteira precisa trabalhar para sustentar a casa e Gregor que virou um peso morto. De inicio a irmã cuida dele pois os pais sentem repulsa e não conseguem aguentar a aparência do filho. Gregor passa meses sendo alimentado pela irmã mas ele ainda tem esperança de que voltará ao seu estado normal e de voltar a ser amado pela família. O tempo passa e chega um momento em que até a irmã não aguenta mais a forma de Gregor. Quando um dia a mãe de Gregor entra em seu quarto e se apavora com a cara do filho, o sr Samsa, então, o ataca com a primeira coisa que vê, uma maçã.
Para sustentar a casa, a família vem a alugar um quarto para 3 senhores, e em um momento no qual a irmã de Gregor esta tocando violino para os inquilinos, Gregor aparece e assusta a todos. A partir dai a família vem a discutir que seria melhor se Gregor morresse, e no mesmo dia ele morre por causa ferida aberta pela maçã jogada pelo pai.
O livro de Kafka discute sobre o que é ser um trabalhador em uma sociedade Capitalista. Enquanto Gregor trabalhava para sustentar a família inteira estava tudo bem, todos amavam e respeitavam ele. Mas quando ele ficou "doente", ele virou um peso morto, perdeu o seu valor, não servia mais para nada e além de não produzir, ainda atrapalhava. Isso fez com que a família fosse se dessensibilizando por ele. Kafka começa o livro usando palavras como pai, mãe e irmã para se referir aos parentes de Gregor, e durante o livro ele vai de desapegando dessas palavras e começa a chama-los de sr. e sra. Samsa e Grete, mostrando o desapego da família por Gregor.
O livro é uma metáfora as pessoas que ficam incapacitadas ou velhas demais para trabalhar ou para fazer qualquer coisa, e com o tempo vai acontecendo esse mesmo processo que acontece com Gregor no livro (entre outras coisas também). A família se desapega até que chega um momento em que se pensa que seria melhor que a pessoa doente falecesse. E lendo o livro, você pode sentir como seria estar na pele dessa pessoa doente.
Kafka é um marco na cultura ocidental. Seus livros ficaram muito famosos pela capacidade critica do autor e foram distribuídos para todo o mundo. Seus livros exigem uma leitura com certa reflexão, por isso não recomendo ele para ler no ônibus...
Nenhum comentário:
Postar um comentário