quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A trilogia High School Musical (por Michelle Rodrigues, Nathalia Pereira e Fernanda Pederiva)

“High School Musical” é uma trilogia de filmes de gênero musical. Seu elenco conta com grandes atores requisitados da Disney, como Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Michelle Tisdale. Foi dirigido por Kenny Ortega e teve seu roteiro escrito por Peter Barsocchini.
 O primeiro filme foi lançado em  20 de janeiro de 2006. Nele, é contada a história de Gabriella Montez (Vanessa Hudgens) que é transferida com sua mãe para outra cidade. Lá, ela encontra duas paixões: a música e o jogador de basquete da escola, Troy Bolton (Zac Efron). O filme conta uma história meio água com açúcar. A história é quase um conto de fadas da Disney: a nerd (Gabriella Montez) se apaixona pelo bonitão (Troy Bolton) que coincidentemente também se apaixona por ela. Mas, como em um verdadeiro conto de fadas, também há a “bruxa má”, Sharpay Evans (Ashley Tisdale) que faz de tudo para separar o casal, pois é apaixonada por Troy. 
 Apesar de ser um tanto água com açúcar, o filme conseguiu fazer um sucesso extraordinário entre as crianças e os adolescentes da época, sendo o filme de maior sucesso já produzido pelo Disney Channel Original Movie. Sua trilha sonora foi a mais vendida em 2006. Foi o segundo filme mais visto na noite de estreia, com 7,7 milhões de espectadores, e, de tanto sucesso, foram produzidos bonecos “Barbies” do seu elenco. 
O segundo filme, “High School Musical 2”, foi lançado nas telas americanas dia 17 de agosto de 2007 pelo Disney Channel e nas telas brasileiras no mesmo ano. A estreia chegou a um total de 17,2 milhões de espectadores somente nos Estados Unidos, chegando a quase 10 milhões a mais que seu antecessor, tornando-se a maior audiência de um DCOM em sua noite de estreia de todos os tempos.   
“High School Musical 2” é a continuação do primeiro filme (High School Musical) onde as aulas acabaram e o verão começou. E, como a maioria dos americanos, eles estão à procura de um emprego de verão. Troy Bolton é chamado para trabalhar no clube Lava Springs, uma propriedade da família Evans. Empolgado com o convite, leva seus amigos do Wildcats para trabalhar também no mesmo local. Então assim como na escola - East High - Sharpay Evans tenta fazer de tudo para que Troy e Gabriella não fiquem juntos. Entre desentendimentos e discussões, Gabriella vai embora “facilitando” as coisas para Sharpay, porém Troy não quer saber dela. Quando as férias estão acabando e está havendo um show de talentos para o encerramento, Troy entra no palco, achando que iria canta uma música com Sharpay, mas quem aparece cantando é Gabriella, fazendo as pazes com todos e terminando com um final feliz. 
Expressando suas emoções nas músicas, a trilha sonora do filme foi o álbum mais vendido no mundo em 2007 e o terceiro nos Estados Unidos. 
No terceiro filme, os personagens estão no último ano do colegial, o ano da formatura. Diferente dos outros filmes, o problema não é Sharpay e sua inveja por Troy e Gabriela, o fato é que o ano está acabando e o casal terá que se separar caso escolham faculdades diferentes. 
 “High School Musical 3: Ano da formatura”, foi lançado no Brasil em 24 de outubro de 2008 e foi o único filme dos três levado para as telas de cinema e não somente exibido pela Disney Channel. O longa fez muito sucesso quando entrou em cartaz no Brasil, atraindo 466 mil espectadores em um fim de semana quando outro filme, também lançamento, reuniu mais ou menos 80 mil. 
Definitivamente, a melhor trilha sonora vai para o 3º filme, assim como as melhores coreografias. Um exemplo é “The Boys Are Back” que mostra a insegurança dos adolescentes na hora de decidir o que fazer da vida depois da formatura. A coreografia se passa em um ferro-velho e é uma das melhores do filme. O que deixa um pouco a desejar é o fato de não desenvolverem mais a história dos personagens secundários e não só o 3º da trilogia, mas todos terem uma história clichê. O que na verdade não importa, já que são filmes para um público jovem e que mesmo assim acabam se tornando favoritos de muitos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário