quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Outlast (por Enrico Blanco)

        Outlast é um jogo single-player, em primeira pessoa, de gênero survival horror. O jogo foi lançado em 4 de setembro de 2013 para PC e apenas em mídia digital, mas já foram realizadas versões para a nova geração de consoles (Playstation 4 e Xbox One). Foi desenvolvido pela produtora Red Barrels, embora seja um jogo indie. A engine gráfica utilizada foi a Unreal Engine 3.5, que serviu muito bem para o jogo, destacando-se diante de outros títulos do estilo survival horror.
Um dos grandes diferenciais de Outlast, é sua jogabilidade. No jogo você não pode lutar contra os seus inimigos, as únicas coisas que você pode fazer são: correr e se esconder, o que deixa o jogo muito mais tenso. Possui 4 dificuldades diferentes: normal, difícil, pesadelo e insano. Quanto maior a dificuldade, mais inteligentes e rápidos são os inimigos. Na dificuldade insano, se você morre uma vez, o game-over é imediato e o jogo recomeça.  A duração da campanha irá depender de como você irá jogar e varia muito, pode durar de 60 minutos a 5 horas.
            No jogo você é Miles Usphur, um jornalista autônomo que recebe um e-mail anônimo de um “delator” (whistleblower em inglês), sobre os horrores que se passam no Monte Massive, onde se localiza um manicômio dirigido pela corporação Murkoff. Sua missão é expor a verdade por trás da instituição Murkoff, através de filmagens que você realizará com uma filmadora que Miles carrega durante o jogo inteiro. A filmadora também te permitirá enxergar no escuro, porém isso irá consumir bateria que só irá ser reposta se você encontrar mais delas durante o jogo.
            Em 6 de maio de 2014 foi lançada a DLC Outlast: Whistleblower para PC, Playstation 4 e Xbox One. A duração da campanha também varia de acordo com o que você joga, podendo durar de 50 minutos a 3 horas.
A expansão acrescenta uma campanha nova ao jogo, cujo protagonista é Waylon Park, um engenheiro de software que trabalha para corporação Murkoff e, ao ver as coisas terríveis que acontecem lá, decide enviar um e-mail a um jornalista contando alguns destes acontecimentos, porém é descoberto.
A trilha sonora de ambos (Outlast e Outlast: Whistleblower) é simplesmente espetacular, pois realiza seu trabalho e completa a atmosfera perturbadora que o jogo cria e, às vezes, até mesmo acrescentando sustos ao jogo.
Outlast teve média 8/10 nas reviews mundiais e é recomendado para todos que gostam do gênero, por ser um dos melhores survival horrors já feitos. Mas se você não está familiarizado com jogos deste estilo, pense uma segunda vez antes de jogá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário